Nossa mãe!!! Estava mexendo em umas velharias ontem a noite e encontrei cada “tesouro” que não fazem idéia! O primeiro, e talvez mais importante, foi um caderninho lindamente decorado, com adesivos de florzinhas, corações, escrito com canetas coloridas, e com algumas preciosidades que não se pode imaginar. Na capa desse caderno estavam escritos os dizeres: Pensamentos, Poesias e Músicas. È de se imaginar qual era o conteúdo do mesmo né!?!?! Comecei a ler cada verso que nele continha... Puxa vida!!! Fiquei impressionada com tamanha cultura. Pensamentos de Roberto Shinashiki, John Lennon, Bob Marley, Dalai Lama, inúmeros sem identificação e outros muito inteligentes e nada óbvios criados por mim e pelas minhas amigas da época. Até que alguns fariam sentido hoje, como por exemplo: “Melhor ficar quieto e deixar que os outros pensem que você é idiota do que falar e acabar com a dúvida!”. Mas o terrorismo mesmo começava quando eu decidia escrever poemas (imaginem eu escrevendo poesia), como eram lindos aqueles versos em que eu rimava paixão com feijão e achava que estava arrasando, guardava, mostrava para as coleguinhas no outro dia, elas amavam, e eu transcrevia com todo zelo no meu caderno, ainda tomava o cuidado de assinar de uma maneira muito original (F³, devido a aliteração que tenho no nome) com a finalidade de eternizar aquele momento de grande inspiração. Depois de alguns minutos extasiada relembrando meus momentos de filosofia adolescente, encontrei um álbum com um conteúdo pré-histórico, era minha coleção de Papel de Carta. Tá certo, estava meio mofado, com cheiro de barata, mas continuam fofos, com muitas borboletinhas, Ursinhos Carinhosos, Moranguinhos, e pasmem, alguns ainda não estão amarelados, em plena condição de admiração (vou guardar pra minha filha). Pulando a parte da escrita e da arte visual, vamos partir para a literatura. Encontrei um livrinho intitulado O diário (nem sempre secreto) de Pedro. Deu até vontade de reler, mas como o li pelo menos umas cinco vezes no curto espaço de um ano, e diante da ma memória que possuo, pensei que seria melhor deixá-lo para outra hora e ler Os Sertões que é mais necessário nesse momento. Quando pensei que já bastava de recordações por um dia (digo uma noite) encontrei meus diários. Jogue a primeira pedra a menina que nunca teve diário (ou agenda como eu chamava na adolescência) e usou-o como o melhor amigo para desabafos juvenis! Abri aleatoriamente e vi que espinhas no nariz eram problemas de enorme gravidade a ponto de quase me fazer desistir de ir a festinhas vespertinas na casa das colegas. Percebi também que naquele tempo eu tinha complexo com o tamanho de meus glúteos, mas que tudo acabou quando o Gera Samba fez sucesso com suas dançarinas popozudas e eu comecei a fazer um enorme sucesso na escola. Outra coisa que muito me impressionou foi ver a quantia de lágrimas que derramei... Meu Deus como eu chorava! (se é possível acreditar, chorava muito mais do que hoje). Penso ter enchido umas 30 piscinas olímpicas com o que chorei dos meus 13 aos 16 anos (esse foi o último ano que tive diário). Passados as crises, as inconstâncias sentimentais, a narração minuciosa dos momentos em que me tatuei e em que conheci meu atual namorido, encontrei uma prova descarada de intromissão, os Questionários. Quão invasivas e inúteis eram aquelas seqüências ridículas de perguntas do tipo: Qual sua cor favorita? Se você fosse um animal, qual você gostaria de ser? Você já ficou com alguém? Quem? Quanto? Se você fosse para uma ilha deserta quem você levaria? E o pior era a parte: Deixe um recado para a dona desse questionário. (infame) Encontrei muita falsidade ao lê-los e alguns bem originais, mas o que mais chamou minha atenção foi um escrito em caneta rosa que dizia: Fran, você é tão linda que parece a Branca de Neve! (não entendi, mas achei original). Confesso que apesar de idiota, eu sempre queria ser uma das últimas a assinar os questionários para ler o que meus colegas tinham escrito, só para nível de informação mesmo. Adorava quando na parte sentimental algum menino dizia que gostava de mim, ou quando falavam que eu era a mais legal da sala. Bem pode parecer bobagem mas, essas coisas fizeram parte da minha vida, e me marcaram de uma certa forma. Procurei um pensamento, ou uma música bem legal pra encerrar esse post enoooooorme, mas como não sou mais tão fã de Jota Quest como era na época pensei em colocar algo que combina comigo em todos os momentos, meu ídolo Renato Russo e uma das músicas que eu escuto e me arrepio até hoje!!!


Vento no Litoral

De tarde eu quero descansar, chegar ate a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
Agora está tão longe
Vê, a linha do horizonte me distrai:
Dos nossos planos é que tenho mais saudade,
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Aonde está você agora
Além de aqui dentro de mim?
Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo
E quando eu vejo o mar,
Existe algo que diz,
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem
Já que você não está aqui,
O que posso fazer é cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem?
Ei, olha só o que eu achei: cavalos-marinhos
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora


*ALOHA*

=].

3 comentários:

Eu realmente te considero uma boa escritora só que com suas peculiaridades bem marcantes.

Não posso deixar de dizer que tudo estava hilário e emocionante.

São coisas da nossa vida que é sempre fantástico reviver nas lembranças, né?

Eu não guardo as coisas, só na memória, e minha memória é curto... Salva só as coisas mais marcantes.

Mas sei prefeitamente qual é a sensação nostalgica que isto trás.

Amei.

Beijus, Branca de Neve!

Eu diria que está mais para morena da praia, mas...

Hauhhauahuahauhau

beijus!

E você teve tempo pra fazer isso ontem a noite?

tudo que eu consegui foi me jogar na cama, até o celular me despertar de um sonho maravilhoso, bem na hora H, se eh que você me entende... FDP

Eu sempre choro vendo as minhas velharias, que com certeza batem todos os seus records, porque acho que tenho algum problema psicologico que me prende ao passado... auauhauha
Um dia, se tivermos oportunidade, lah na tua casinha de praia, levo a minha pequena caixa pra te mostrar...

Gosto muito do seu jeito de escrever, muito da objetividade, do "escrachar" mesmo..

Só, não invejo, porque é feio... e de feio jah tenho outras coisas (complexo de inferioridade tbm, tah feio o negocio).

Bjus nega, uixxx mas eh bravinhaaa ^^

miCA

Cada vez que leio um texto seu eu me surpreendo, amiga!
Você está cada vez melhor, que riqueza nos detalhes heim! adorei :)
e sempre com a mesma irreverência né, acho que isso é que dá mais "efeito delicinha" nas coisas que tu escreve...divertido e emocionante!

Eu também tenho algumas agendas até hoje, e olha, não era só vc que entitulava assim: "pensamentos poesias e músicas" ahsuiahusa
mas eu adoro essas coisas, releio os meus sempre, e dependendo da fase em que estamos vivendo sempre tem um poema ou outro que se encaixa perfeitamente com uma situação atual ^^
às vezes a gente lê algo hoje e entende de uma forma diferente, talvez melhor do que da última vez...é um barato!

Livros, assim como filmes, eu gosto de reassistí-los...sempre nos pegamos a algo novo que às vezes tenha passado dispercebido.


Agora pensa: vc se preocupava com o tamanho do amigo traseiro? isso é paixão nacional, boba! hehehe

Que saudade da adolescência..qdo uma simples espinha parecia o maior problema do mundo né...hoje dia pfff...se fosse só isso! (se bm que eu nunca tive espinhas ahsuhasa)

Fran, Parabéns pelo Texto! Continue assim! e obrigada pelo carinho de sempre e pela inspiração.

Renato Russo é Poeta e meu ídolo para todos os momentos! parece que ele conhecia cada um de nós, deixando transbordar nas suas músicas muito de nossas angústias, nossos medos, doçura, indignação ou paixão...

TE AMO! Sempre!!

aloha!

emburquilhe, e brilhe, Cabrita!

Do que eles dizem...

Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
(Oscar Wilde)

Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo.
(Luís Fernando Veríssimo)

Liberte-se da escravidão mental, nínguém além de você pode libertar sua mente.
(Bob Marley)

Quero ter alguém com quem conversar. Alguém que depois não use o que eu disse contra mim... Nada mais vai me ferir, é que já me acostumei, com a estrada errada que eu segui, com a minha própria lei...
(Renato Russo)

Do que elas dizem...

Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo.
(Clarice Lispector)

Se nos escondermos num canto escuro abafando nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo. Nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis ganhos.
(Lya Luft)

Quando nasci um anjo esbelto,desses que tocam trombeta, anunciou:vai carregar bandeira. Cargo muito pesado pra mulher,esta espécie ainda envergonhada. Aceito os subterfúgios que me cabem,sem precisar mentir. Não sou tão feia que não possa casar,acho o Rio de Janeiro uma beleza eora sim, ora não, creio em parto sem dor. Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina. Inauguro linhagens, fundo reinos-- dor não é amargura. Minha tristeza não tem pedigree, já a minha vontade de alegria, sua raiz vai ao meu mil avô. Vai ser coxo na vida é maldição pra homem. Mulher é desdobrável. Eu sou.
(Adélia Prado)